top of page

Peça para ouvir

Peça para ouvir” é baseado em narrativa do povo Djeoromitx, sobre o surgimento do trovão. Num ambiente imersivo, que explora os sentidos da plateia e as várias dimensões da cena, o público é convidado a acompanhar as aventuras de uma menina que, raptada pelo raposa antiga, passa por um processo de amadurecimento, lidando com temas como a morte e a vingança. Numa trajetória em que ela se descobre mãe, a garota vê nascer o relâmpago e, com ele, a possibilidade de uma existência mais livre. 

Ficha Técnica: Direção, Material gráfico, Dramaturgia e Coordenação de produção: Luís Firmato // Assistência de direção, Iluminação: Hadrien Nogueira (bolsista) // Coordenação, Concepção e Atuação: Juliana Monteiro // Desenho sonoro e Direção musical: Maria Cordelia // Figurino: Regilan Deusamar // Suporte para projetor: Pedro Decot // Maquiagem e Assistência de produção: Mônica Mondaine // Produção e roteiro: o grupo // Foto divulgação: Daniel Arantes // Suporte Material gráfico: Phamela Dadamo // Colaboradores: Elena Gaissionok (fala cênica); Cynthia Gusmão (musicalidade e dramaturgia da voz); Wagner Antônio (iluminação e dramaturgia de materiais); Toshy Tanaka e Maria Cecília Ohno (corpo sensível) // Duração de 40 minutos. 

*Com pré-estreia realizada no 34º Inverno Cultural da UFSJ, também foi apresentado no evento A presença e suas sombras* e cumpriu quatro ciclos de temporadas no Fortim dos Emboabas e no Teatro de Bolso da ADRO+ Galeria, em São João del Rei, entre 2023 e 2024. 

Contemplado por Edital de Apoio à Criação e Circulação Artística da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX)/UFSJ, também foi presentado em nas cidades mineiras de Caxambu, Cel. Xavier Chaves, Campina (Aiuruoca) e em Paris (França)**, em 2024. 

* Realizado na UFSJ em setembro de 2023. Promovido pelo Grupo de Pesquisa e Criação Caixa Preta e o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFSJ, o evento foi uma parceria entre: UFSJ, UNIRIO, UNICAMP, Université de Laval, Paris-Nanterre, Paris Saint Denis, Universidade de Wazeda, Conservatoire National d’Art Dramatique. 

**No âmbito do projeto “Atuação em obras: (pensar) os regimes da presença na cena atual – Europa, Canadá, Brasil, Japão”, promovido pela Universidade Paris-Nanterre, dando prosseguimento ao projeto citado na nota anterior. 

Fotos: Pedro Gonzales (@pedrogonzphotography)

Captura de tela 2026-01-08 085146.png
bottom of page